A equipa do Plano Nacional de Cinema da Escola Secundária Martins Sarmento promoveu, no dia dez de maio, a realização de uma Oficina de Animação, na Casa Museu de Vilar, orientada pelo cineasta e produtor cinematográfico Abi Feijó, referência na animação portuguesa e mundial. A oficina ‘Recuperar aprendizagens - Aprender com Mestres do Cinema’, cujo objetivo contemplava a integração de conteúdos curriculares na aplicação do Plano Nacional de Cinema, foi financiada pelo Plano 23|24 Escola+. Alunos e professores tiveram oportunidade de realizar, também, uma visita guiada por Abi Feijó à exposição permanente: o pré-cinema, a arte de Abi Feijó & Regina Pessoa e a animação internacional.
A realização de uma oficina de animação no âmbito do Curso de Artes Visuais foi fundamental para proporcionar aos estudantes a oportunidade de explorar e desenvolver competências criativas e técnicas no campo da animação. A animação é uma forma de expressão artística que combina diferentes meios visuais, como desenho, fotografia, efeitos especiais e computação gráfica, criando narrativas visualmente envolventes. Além disso, a animação é uma ferramenta poderosa para contar histórias, transmitir mensagens e explorar diferentes universos imaginários. Os estudantes conseguiram experimentar técnicas tradicionais e digitais de animação, aprenderam a criar personagens e cenários e exploraram as possibilidades criativas do movimento e da narrativa visual.
Deixamos-vos com fotografias de um dia muito agradável.
Convidamos-vos a visualizar a animação ‘Freedom’ (o produto da oficina), que conta com a voz admirável da aluna Ana Maria Faria que cantou à capela a música ‘Freedom’, de Richie Havens (Woodstock), base do nosso plano de trabalho.
|
|
|