Prazo de inscrição para a 1.ª fase: 25 de março a 04 de abril de 2022
Prazo de inscrição para a 2.ª fase: 19 e 20 de julho de 2022
Informa-se que a PIEPE irá encerrar às 15 horas do dia 20 de julho de 2022
1. Os alunos autopropostos do ensino secundário devem inscrever-se para a realização de exames finais nacionais e provas de equivalência à frequência do ensino secundário, quando pretendam:
a) Realizar exames finais nacionais exclusivamente como provas de ingresso para efeitos de acesso ao ensino superior;
b) Realizar provas de equivalência à frequência, para aprovação de disciplinas e conclusão do ensino secundário, as quais são substituídas por exames finais nacionais quando exista essa oferta;
c) Realizar exames finais nacionais para melhoria de nota, relevando o seu resultado apenas como classificação de prova de ingresso.
2. À exceção dos alunos retidos por faltas, os alunos do ensino secundário referidos no ponto anterior têm de se inscrever obrigatoriamente para a 1.ª fase das provas e exames do ensino secundário dos 11.º e 12.º anos de escolaridade.
3. Os alunos do ensino secundário que anularem a matrícula numa determinada disciplina, após a penúltima semana do 3.º período letivo, estão impedidos de realizar exame final nacional ou prova de equivalência à frequência nessa disciplina, no presente ano letivo.
4. O exame final nacional de Inglês, código 550, poderá ser realizado para conclusão da disciplina de Língua Estrangeira – Inglês, da componente de formação geral dos cursos científico-humanísticos, além de poder assumir a valência de prova de ingresso.
5. A Ficha ENES 2022 é um documento necessário para a candidatura ao ensino superior e contém informação sobre as provas de ingresso válidas, bem como sobre a conclusão e classificação do ensino secundário para várias fases de acesso e pode ser requerida pelos alunos na escola onde realizaram os exames finais nacionais, em data posterior à da afixação das pautas com os resultados dos exames.
6. Para a candidatura ao ensino superior, os alunos que não pretendam realizar exames no presente ano letivo têm que proceder, obrigatoriamente, à inscrição na PIEPE, preenchendo apenas o campo “Pedido de Ficha ENES”, para efeitos de emissão de Ficha ENES 2022, não havendo lugar ao pagamento da propina de inscrição.
7. A inscrição para a realização de exames finais nacionais na 2.ª fase é obrigatória.
8. Os exames realizados na 2.ª fase do calendário dos exames finais nacionais só podem ser utilizados, como provas de ingresso, na candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior, tanto no próprio ano escolar como nos quatro anos subsequentes.
9. Os alunos que pretenderem candidatar-se ao ensino superior público devem pedir a senha de acesso ao sistema de candidatura on-line da Direção-Geral do Ensino Superior (DGES) e, no ato de inscrição nos exames finais nacionais, devem inserir na PIEPE o recibo do pedido de atribuição de senha.
PLATAFORMA DE INSCRIÇÃO ELETRÓNICA EM PROVAS E EXAMES (PIEPE)
1. O processo de inscrição para a realização de provas e exames, no ano letivo 2021/2022, efetua-se através da PIEPE, a disponibilizar no endereço https://jnepiepe.dge.mec.pt
2. Antes de proceder ao registo na PIEPE, todo o aluno que não seja portador de cartão de cidadão tem de solicitar junto da escola de inscrição a atribuição de um número interno, de acordo com os números 9, 10, 11 e 12 das Disposições Comuns da NORMA 01/JNE/2022.
3. O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, acede à PIEPE e efetua o seu registo, preenchendo obrigatoriamente todos os campos editáveis e selecionando, no final, o botão “enviar”.
4. Para conclusão do processo de registo, o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, deverá aceder ao endereço de correio eletrónico indicado no registo (incluindo o spam, lixo ou outros) e ativar o link que lhe foi enviado para validar a conta e ativar o acesso à PIEPE. O link estará ativo durante 15 minutos após a submissão do registo.
5. Concluído o registo com sucesso, o encarregado de educação ou o aluno, quando maior, poderá proceder à inscrição, colocando o nome de utilizador e a palavra-passe definidas no registo. O nome de utilizador corresponde ao email indicado no registo.
6. Na PIEPE, o encarregado de educação ou aluno, quando maior, deve ter em consideração o seguinte:
a) a identificação das escolas, dos cursos e das disciplinas com os respetivos códigos é feita através de seleção na lista pré-definida disponibilizada para o efeito.
7. O encarregado de educação ou o aluno, quando maior, que não apresente os documentos necessários para efeitos de inscrição, através do carregamento de ficheiros na PIEPE, procede à entrega ou apresentação dos mesmos, presencialmente na escola de inscrição que procede à sua verificação e posterior validação dos respetivos campos.
8. As dúvidas que surjam durante o processo de inscrição deverão ser colocadas para:
exames.nacionais@esmsarmento.pt
Informa-se ainda que todas as informações relativas ao acesso ao ensino superior devem ser consultadas no Guia Geral de Exames 2022 disponível em:
Sítio da DGE/JNE: https://www.dge.mec.pt/informacoes-1 ou Portal da Direção-Geral do Ensino Superior: https://www.dges.gov.pt/pt
Toda a informação relacionada com os exames 2022 deverá ser consultada na página eletrónica da escola www.esmsarmento.pt
Estas informações não invalidam a obrigação de leitura do Despacho Normativo n.º 7-A/2022, de 24 de março que segue em anexo.
Envia-se, ainda, a NORMA 01/JNE/2022 e o manual para procederem à inscrição na Plataforma eletrónica (Manual de Instruções PIEPE 2022).
Os vossos diretores de turma e os serviços administrativos estão disponíveis para vos ajudar em todo este processo.
|