O objetivo é desenvolver e promover a apetência dos jovens pela prática culinária, possibilitando-lhes que, de forma pró-ativa, exibam as aprendizagens decorrentes dos três anos de formação no referido curso profissional.
Os concorrentes têm de elaborar, em cada eliminatória, um prato principal e uma sobremesa.
Nas sucessivas fases eliminatórias vão sendo apurados os alunos que melhor realizarem a confeção da sua receita e a empratarem num tempo máximo de duas horas.
O júri, que seleciona o vencedor em cada uma das etapas, é constituído pelos três chefes de cozinha do curso de Restauração e por um elemento da Direção da nossa escola.
A fase final do concurso, com os candidatos apurados ao longo das diferentes fases elimatórias em decurso, realizar-se-á durante as Jornadas Culturais da escola que decorrerão de 19 a 22 de março. De salientar que, nessa final, aos elementos do júri enunciados acrescerá um chefe de renome nacional.
Os critérios de avaliação assentam na conjugação dos seguintes itens: equilíbrio nutricional, harmonia dos ingredientes, higiene, correta confeção e inovação do prato.
Ao concorrente que reunir a melhor pontuação será atribuído o Prémio Concurso Jovem Cozinheiro Martins Sarmento.