Entre os dias nove e catorze de janeiro, a Escola Secundária Martins Sarmento acolheu as quatro escolas que integram o Projeto Erasmus+ Clean water clean future: Goce Delcev school Kavadarci da República da Macedónia do Norte, Szkoła Podstawowa nr 1 da Polónia, Școala Gimnazială nr.39 da Roménia e Agiad Ortaokulu da Turquia.
O momento musical da aluna Filipa Barroso Teixeira no Auditório da escola marcou o início de uma viagem ansiada e desejada por todos. Alunos e professores, de seguida, escutaram as palavras calorosas de boas-vindas da diretora da escola, Ana Maria Silva, e assistiram a diversos testemunhos da comunidade escolar que enaltecem a qualidade do trabalho desenvolvido e a dedicação de todos. O coordenador do projeto, João Paulo Santos, dedicou umas breves palavras aos presentes salientando a importância que este tipo de iniciativa tem no desenvolvimento de conhecimentos e competências, para além do desafio que representa para a escola, na medida em que é a primeira vez que a escola assume a posição de coordenadora de um projeto Erasmus + a nível internacional.
Ainda pela manhã, houve uma sessão solene na Câmara Municipal de Guimarães, no Salão Nobre, onde a vice-presidente, Dra. Adelina Pinto recebeu com um longo sorriso todos os presentes dando a conhecer um pouco da história do nosso município, preocupações ambientais e iniciativas culturais.
Após o almoço, seguiu-se um momento mais dinâmico, interativo e que certamente contribuiu para que todos conhecessem melhor a nossa cidade: um peddy-paper. Alunos e professores organizaram-se em pequenas equipas mistas, seguiram orientações, calcorrearam ruas estreitas, procuraram informações nos sítios mais difíceis, sujeitaram-se a provas físicas e divertiram-se imenso, pois as gargalhadas sonoras foram uma constante.
Os dias seguintes envolveram atividades que foram ao encontro do primeiro tema deste projeto: a importância da água nas diferentes manifestações artísticas.
Dinamizado pela professora de Desenho da nossa escola, Raquel Silva, os alunos desenvolveram a atividade designada “story telling”. Num papel entregue a cada um, a narrativa foi iniciada pela professora e, à medida que objetos retirados de um saco eram desvendados, cada aluno redigia a sua história desenhando não só o objeto recolhido, mas fazendo-o acompanhar de um pequeno texto. Concluída a atividade, nenhum aluno se inibiu em partilhar entusiasticamente a sua história. No final, o sorriso da professora Raquel deixava transparecer a sua alegria e satisfação pela forma como a atividade decorreu.
“Filmes que meteram água” foi uma atividade orientada pelo professor de Multimédia da escola, Jorge Faria. À semelhança da atividade anterior, os alunos foram agrupados por equipas e tinham como objetivo adivinhar o nome do filme com base numa pequena sequência de cenas. Todos os filmes foram cuidadosamente selecionados, uma vez que o tema comum a cada um deles prendia-se com o elemento água. Foram momentos de partilha e de saudável competição.
No sentido de apresentar os diferentes trabalhos realizados pelas diversas escolas, os alunos apresentaram as atividades que foram desenvolvendo ao longo do primeiro tema. A criatividade e o conhecimento estiveram presentes num momento de partilha, empenho e de interação.
Os últimos dias foram marcados pelas visitas de estudo à Estação de Tratamento de Água (ETA) em Santa Eufémia de Prazins que assegura o fornecimento de água potável aos concelhos que abrange. Esta estação prima pela tecnologia de vanguarda que permite uma qualidade de água de excelência. Ao longo da visita percebemos que o processo de tratamento da água retirada do Rio Ave é executado através processos tecnológicos como a ultrafiltração, que remove macromoléculas, bactérias e vírus com menos utilização de químicos, evitando, assim, efeitos nefastos na saúde pública.
O grupo ainda teve a oportunidade de visitar a Nau quinhentista em Vila do Conde. A exposição permitiu conhecer não só a história da navegação Portuguesa, nomeadamente aquela que tem origem e destino em Vila do Conde, como também a história da Alfândega Régia e seu funcionamento, oficiais e produtos desalfandegados. Na Nau, para além de se conhecer os aposentos de alguns dos tripulantes, assim como os próprios elementos da tripulação, através de esculturas humanas, foi bastante elucidativo perceber como eram difíceis as condições de vida e de trabalho dos tripulantes durante as longas viagens.
A última paragem indicou-nos o caminho do World of Discoveries, no Porto. Um museu interativo e parque temático que reconstrói a odisseia dos navegadores portugueses, que cruzaram oceanos, enfrentaram medos à descoberta de um mundo desconhecido.
Não se enfrentou o Adamastor, não se assistiu a deuses a decidir o nosso destino, mas as dificuldades enfrentadas pela Covid-19, que obrigaram a adiamentos, a testagens sem fim, ao uso ininterrupto de máscaras e desinfetante das mãos não esmoreceram a equipa portuguesa que, tal como os marinheiros doutrora navegaram por águas agitadas, mas conseguiram chegar a bom porto acompanhados pelas demais delegações que, entusiasticamente, ousaram e fizeram acontecer.
Cansados, mas felizes, os sorrisos estampados no rosto de cada um dos participantes deixaram o grupo deste projeto, os professores Brigitte Gomes, Helena Sofia Barroso, João Paulo Santos e Jorge Faria, bastante satisfeitos com uma semana marcada pelo conhecimento, partilha e momentos que certamente ficarão registados num lugar especial de todos aqueles que estiveram presentes.
Equipa Erasmus+ CWCF
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