Durante 90 minutos, alunos e professores navegaram pelas águas calmas do mundo da fantasia, do sonho, da magia e foram sensibilizados para a reflexão e consciencialização do tema que serve de base a todo o projeto: a água.
No dia 24 de novembro, realizou-se uma atividade orientada para os alunos participantes neste projeto, com o intuito de promover a sua interação, mobilizar conhecimentos e articular o tema da água com diferentes formas artísticas daquelas já dinamizadas pelos alunos.
No dia 12 de outubro de 2021, a Escola Secundária Martins Sarmento foi a Lisboa receber o Prémio Gandhi – Projeto de Educação para a Cidadania e Bem-estar Animal. O referido projeto foi uma iniciativa do Ministério da Educação destinados a alunos dos ensinos básico e secundário, a qual visa reconhecer e distinguir escolas que apresentem projetos de cidadania promotores do desenvolvimento de competências essenciais de formação cidadã, enquadrados na estratégia nacional de educação para a cidadania (ENEC) e no perfil dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
No dia 2 de novembro, duas turmas da Escola Secundária Martins Sarmento foram a Lisboa, para participar numa iniciativa da Presidência da República, subordinada ao tema "Mulheres de Coragem no Palácio de Belém". As turmas LH3 e LH4 do 11º ano foram selecionadas a nível nacional para estarem presentes no evento e, acompanhadas pelas professoras Ana Ferreira, Anabela Frade, Maria João Freitas e Susana Ribeiro, tiveram a oportunidade de ouvir Zia Soares, atriz e encenadora. O senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve presente e não deixou de saudar todos os professores e alunos envolvidos.
A nossa escola acolheu a visita das delegações dos países que integram o projeto “Erasmus+”, sob o tema “Manifold Europe - Cultural diversity and integration“. A receção foi, numa avaliação global, um sucesso, reconhecido pelas diferentes comitivas envolvidas. Este evento incluiu, além da Escola Secundária Martins Sarmento (ESMS), em representação de Portugal, as seguintes escolas: “Polytechnischen Schule Schwaz” da Áustria; “Institut Gerbert d'Aurillac”, de Espanha; “Sint-Joriscollege”, da Holanda e “Sinav Koleji”, da Turquia, tendo faltado, devido às limitações pandémicas ainda em vigor em vários pontos do globo, a escola “Punkalaitumen Keskuskoulu“, da Finlândia.