Atividades locais
Mobilidade de alunos a Sant Fruitos de Bages/ Barcelona, Espanha, abril 2023
1. Introdução
O projeto Erasmus+: Healthy school, que iniciou a 1 de novembro de 2022 terminará a 1 de julho de 2023, é um projeto de âmbito europeu coordenado pela escola Austríaca e que visa mostrar aos nossos estudantes estilos de vida menos saudáveis e promover um estilo de vida saudável. Os objetivos/ tópicos principais do projeto são: 1. Reduzir o tempo passado em frente ao computador, tablet ou telemóvel; 2. Promover o exercício a caminho da escola e durante os intervalos; 3. Incentivar uma dieta mais saudável, especialmente na escola; 4. Melhorar as aprendizagens através da melhoria das condições de aprendizagem – das salas e dos espaços de aula (luz, ruído, concentração de CO2, ...) e melhorar a saúde mental, evitando/ reduzindo o bullying (cyberbullying). No projeto estão diretamente envolvidos os professores da ESMS, João Paulo Santos (coordenador), António Costa, José Faria, Lurdes Araújo e Ricardo Lopes.
2. Seleção dos alunos
-
A seleção dos alunos para o projeto é efetuada pelos docentes responsáveis pela implementação do projeto na Escola de acordo com os critérios definidos.
-
Serão selecionados para o projeto o número de alunos adequado à participação na mobilidade de acordo com o que foi definido na reunião de docentes no encontro em Bruxelas e com o que está definido na candidatura.
-
Podem ser selecionados para participar no Projeto Erasmus+ Healthy school os alunos do ensino secundário que se candidatem e cumpram os requisitos definidos para o processo de seleção:
-
Preencher a ficha de inscrição na página da escola;
-
Enviar um vídeo de apresentação pessoal tendo como base o tema "Healthy school";
-
Apresentar-se na sessão de apresentação presencial/ entrevista no caso de terem obtido classificação para passar a esta fase de seleção.
1.ª fase de seleção:
Os professores responsáveis pelo projeto irão fazer a apreciação das candidaturas apresentadas, verificando o cumprimento de todos os critérios, atribuindo a cada critério uma pontuação (1-5), de modo a ordenar os candidatos.
Pontos em análise:
-
Percurso escolar do aluno
-
Participação em projetos, clubes ou outras atividades
-
Enquadramento do perfil do aluno no âmbito do projeto
-
Contributo do aluno para o projeto
-
Contributo do projeto para o enriquecimento do aluno
-
Outros (inclusão…)
-
Ano de escolaridade
-
Cumprimento de prazo
-
Duração do vídeo
-
Desempenho em inglês
Os primeiros 30 classificados, após a aplicação dos critérios de análise do vídeo de candidatura, passam à fase de apresentação presencial/ entrevista (este número poderá ser alterado em função do número de candidatos);
2.ª Fase de seleção:
Os professores responsáveis pelo projeto presentes na sessão de apresentação presencial/ entrevista atribuirão uma pontuação (1-5) em função do desempenho do aluno a cada questão colocada, de modo a ordenar os candidatos.
Critérios de análise:
-
Não responde ou responde fora do âmbito
-
Responde de forma ambígua
-
Responde razoavelmente, mas com pouca objetividade
-
Responde bem
-
Responde muito bem, fundamentando a sua resposta
Após o somatório das pontuações obtidas por aluno nas duas fases, serão admitidos os primeiros 20 com a maior pontuação no projeto, ficando mais 2 como suplentes (estes números poderão ser alterados em função do número de candidatos e dos valores envolvidos na mobilidade de alunos).