Na semana entre 8 e 16 de maio, o grupo de docentes da Escola Secundária Martins Sarmento, que integra o projeto de Erasmus+ clean water clean future, o coordenador João Paulo Santos e os docentes Helena Sofia Barroso e Jorge Faria, e ainda os alunos Alexandre Almeida, Ana Mota, Barac Hernández, Joana Santos, Joana Magalhães, Luna Teixeira, Margarida Vale e Matilda Branco, deslocaram-se à Turquia para um intercâmbio de professores e alunos.
Os vários dias de mobilidade foram preenchidos com experiências culturais, educativas e pedagógicas pensados e organizados pela escola de Agiad Ortaokulu em Adana.
As escolas participantes não poderiam ter tido receção mais calorosa e entusiasta!!! Ao som de música tradicional, um grupo de alunos da escola local realizou uma brilhante coreografia exibindo trajes típicos e encenando cenas do quotidiano tradicional. De seguida, o diretor da Escola recebeu-nos com amizade e apreço deixando palavras sobre a importância de projetos como estes no desenvolvimento pessoal de cada um, bem como sensibilizando os ouvintes para a questão que sustenta todo o projeto: a importância da água nas nossas vidas.
Calcorreámos as ruas de Adana, deixamo-nos envolver pelos cheiros intensos a especiarias e pelos sons que ecoavam das mesquitas.
Saboreámos pratos típicos, bebemos chá e café…
No dia seguinte, fomos desafiados a dar largas à nossa criatividade e participámos numa atividade de pintura alusiva ao tema do projeto, recorrendo a um processo de pintura com água e salpicos de tinta conhecido como Pintura Marble. Visitámos uma ETAR local e colhemos morangos numa quinta que serviu de ponto de encontro para um almoço de convívio e muita gargalhada.
Tal como vem sendo hábito, as diferentes escolas apresentaram o resultado dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos no âmbito da atividade 2 do projeto: água e bem-estar físico. Seguiu-se um momento de debate e reflexão sobre as conclusões apresentadas. Momentos interessantes, enriquecedores e estimulantes que “provocaram” e desafiaram todos os alunos participantes.
Ao quarto dia, rumámos até à Capadócia, região famosa pela sua intensa atividade vulcânica e que contribuiu de forma significativa para criar a paisagem que pudemos apreciar: belos vales e montes; cidades subterrâneas com inúmeros andares abaixo do nível do solo e que foram habitadas durante séculos; rochas elevadas e escavadas que serviram para diferentes propósitos. A Capadócia também nos deu o céu… O dia acordou mais cedo para aqueles que puderam apreciar uma viagem de balão… Uma experiência certamente memorável que nunca mais esqueceremos. Subitamente o céu encheu-se de mil cores pintadas por balões coloridos que timidamente invadiam o nosso olhar…
A mobilidade estava a terminar, mas os nossos alunos e professores ainda puderam viajar até Istambul, a cidade que ocupa ambas as margens do estreito do Bósforo e do norte do mar de Mármara, os quais separam a Ásia da Europa, uma situação que faz de Istambul a única cidade que ocupa dois continentes. Emergindo na cultura turca, visitámos Mesquitas, percorremos o Bósforo de barco, regateámos e fomos colecionando memórias em conjunto.
A mobilidade tinha chegado ao fim. Fica o conhecimento e o enriquecimento pessoal e profissional. Ficam as gargalhadas, as partilhas, a cumplicidade… Fica o apelo aos sentidos suscitados por esta mobilidade. Fica a aprendizagem.
Helena Sofia Barroso
|
|
|